logo Tibagiprev-PhotoRoom.png-PhotoRoom.png

____

INVESTIMENTOS

 

A aplicação dos recursos dos RPPS devem atender aos princípios da segurança, rentabilidade, solvência, liquidez, motivação, adequação à natureza de suas obrigações e transparência, previstos em resolução do Conselho Monetário Nacional, além de outras normas previstas pelos órgão reguladores.

 

 

icon-4.png
COMITÊ DE INVESTIMENTOS

 

Os RPPS devem estabelecer Comitê de Investimentos que participe do processo decisório na gestão dos investimentos quanto a formulação e a execução da Política de Investimentos.

 

Gestor de Recursos: Robert Wesley dos Santos de Melo (CGINV II).

 

Membros: Evelyn Soares de Souza (CPA-10), Tânia Mara Naconezi (CPA-10) e Josemar  Scheraiber.

icon-1.png
RELATÓRIO MENSAL DE RENTABILIDADE

 

A unidade gestora deverá elaborar, no mínimo, trimestralmente, relatórios detalhados sobre a rentabilidade, os riscos das diversas modalidades de operações realizadas nas aplicações dos recursos do regime e a aderência à política de investimentos

 

2023: Janeiro - Fevereiro - Março - Abril - Maio - Junho - Julho - Agosto - Setembro - Outubro - Novembro

icon-3.png
CARTEIRA DE INVESTIMENTOS

 

A unidade gestora do RPPS deverá disponibilizar aos segurados e beneficiários a composição da carteira de investimentos do RPPS permitindo o acompanhamento da rentabilidade e o controle por parte dos segurados e demais interessados.

 

2023: Janeiro - Fevereiro - Março - Abril - Maio - Junho - Julho - Agosto - Setembro - Outubro - Novembro

icon-2.png
POLÍTICA ANUAL DE INVESTIMENTOS

 

Os recursos financeiros do RPPS deverão ser geridos em conformidade com a política de investimentos com a adoção de regras, procedimentos e controles internos que visem à promoção de elevados padrões éticos na condução das operações, bem como à eficiência dos procedimentos técnicos, operacionais e de controle das aplicações.

 

2023 - 2024

CALENDAR-PhotoRoom.png-PhotoRoom.png
CALENDÁRIO DE REUNIÕES

 

As reuniões do comitê de investimentos ocorrerão em horário e local previsto no Calendário de Reuniões  e de forma extraordinária, sempre que houverem situações que possam afetar o desempenho da carteira de investimentos, por convocação de qualquer um de seus membros.

 

2023:

ATAS.png
ATAS DAS REUNIÕES

 

As informações que sirvam para subsidiar a tomada de decisão dos membros do Comitê de Investimentos, assim como as deliberações, serão registradas em ata assinada pelos seus membros.

 

2023:

APR-PhotoRoom.png-PhotoRoom.png
AUTORIZAÇÕES DE APLICAÇÃO E RESGATE (APR's)

 

As aplicações ou resgates dos recursos dos RPPS deverão ser acompanhadas do formulário Autorização de Aplicação e Resgate - APR, que deverá conter as assinaturas do representante legal ou detentor da autoridade mais elevada da unidade gestora, do responsável pelas aplicações dos recursos do RPPS, enquanto proponente da operação e do responsável pela operacionalização da operação.

 

2023:

credec.png
CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

 

A unidade gestora do RPPS deverá realizar o prévio credenciamento de todas as instituições que recebam ou administrem recursos do regime. Os critérios para o credenciamento das instituições deverão estar relacionados à boa qualidade de gestão, ao ambiente de controle interno, ao histórico e experiência de atuação, à solidez patrimonial, ao volume de recursos sob administração, à exposição a risco reputacional, ao padrão ético de conduta e à aderência da rentabilidade a indicadores de desempenho e a outros destinados à mitigação de riscos e ao atendimento aos princípios de segurança, proteção e prudência financeira.

 

2022/2023: Edital

 

Instituições Credenciadas: 

1 - Banco do Brasil

2 - Caixa Econômica Federal